7ª Conferência Municipal da Saúde

A Prefeitura Municipal de Minas Novas, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa sexta feira 05 de março de 2019, a 7ª Conferência Municipal da Saúde:  Democracia e Saúde – Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. O evento que contou com a participação de funcionários da rede municipal de Saúde, usuários do SUS e autoridades locais, aconteceu no Ginásio Poliesportivo das 8:00hs às 17:00hs.

Ao fazer uso da fala no evento, o Secretário de Saúde Rogério Lemos lembrou das dificuldades enfrentadas em função do atraso no repasse de verbas por parte do estado, contudo, ponderou o comprometimento do Prefeito Aécio, que além do investimento obrigatório de  15% da receita bruta  do município, destinou ainda, mais de um milhão de reais para essa área que é prioridade em sua gestão.

O Prefeito Aécio lembrou das dificuldades encontradas na época em que assumiu a gestão do município, sendo que nos primeiros meses tinha que pedir carro emprestado em outros municípios para transferir pacientes para Belo Horizonte e Diamantina. Atualmente com frota renovada, Aécio se demonstrou satisfeito, e motivado para melhorar ainda mais as condições da saúde pública no município.
Após a fala dos gestores, conferência seguiu para a rodada de palestras com o seguinte cronograma:

Tema: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS
Palestrante: Edna Gomes Batista ( Administradora Hospitalar; Gestora e Consultora de Serviços de Saúde).

Tema: Dimensão Profissional do Cuidado
Palestrante: Carlos Magno Santana da Costa (Pároco da Paróquia São Pedro do Fanado).

Tema: Rede de Atenção à Saúde do Município de Minas Novas
Palestrante – Janaina Elaine Maciel ( Enfermeira; Coordenadora da Atenção Primária à Saúde; Presidente do Conselho Municipal de Saúde).

Após pausa para o almoço, foram formados os grupos de trabalho, apresentadas e discutidas novas propostas,  e realizada eleição e composição do Conselho Municipal de Saúde.

Confira mais fotos do evento em: https://www.facebook.com/prefeituraminasnovas/photos/pcb.1154105124762889/1154103884763013/?type=3&theater