Músico minas-novense Ivan Pestana vence o 35º Festivale

 

Minas Novas demonstrou mais uma vez ser um grande berço da arte e cultura regional. Ivan Pestana, reconhecido músico de nossa cidade, identificado com o estilo regional, com apresentações artísticas, participação e premiação e vários festivais, venceu no dia 27 de julho o prêmio de melhor canção no 35º Festivale com a música Palhaço.
O Festivale (Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha) é o mais reconhecido festival do Vale do Jequitinhonha. Considerado um dos melhores do Brasil, deu seus primeiros passos em 1970, ocasião em que, almejando manter e divulgar a cultura do Vale do Jequitinhonha, jovens universitários integrantes do movimento estudantil, através do jornal Geraes, criaram o Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha.
Com o passar dos anos, o evento, que atualmente é realizado por uma parceria realizada entre a Fecaje, o Instituo Valemais e a Prefeitura Municipal da cidade sede, foi incorporando novas manifestações artísticas. Atualmente conta com as mais diversas manifestações culturais, entre elas: música, dança, poesia, artesanato, culinária, literatura, congado, folclore e contadores de "causos".
A 35ª edição do Festivale foi realizada na cidade de Felisburgo. Marca registrada na maioria das edições, em 2018 Minas Novas foi representada na Categoria Festival da Canção pelo vencedor Ivan Pestana (música: palhaço), o também finalista Willer Lemos (música: correnteza) e Paulo Henrique Borgues (música: Cidade do Sol),