Parceria entre Prefeitura de Minas Novas e CAV promove construção de barraginhas, tecnologia de armazenamento e contenção de água da chuva

Sendo uma região castigada pelo clima, com longos períodos de estiagem, Minas Novas vem buscando alternativas para que a água, nosso alimento mais sagrado, seja mais presente na vida de nossa comunidade, principalmente os moradores da zona rural.

Dentre elas,  a construção de  barraginhas, vem demonstrando ser uma das mais eficazes. Neste sentido, neste ano de 2017, a Prefeitura Municipal de Minas Novas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente,  estabeleceu parceria com o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), dando início à construção de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva em comunidades rurais.do município. Serão mais de 200 tecnologias construídas em 03 anos, que abrangem além de barraginhas, bacias de contenção e terraços, além do cercamento de nascentes.

O objetivo deste projeto é o fortalecimento sócio produtivo das comunidades rurais, com enfoque na transformação da realidade hídrica, produtiva e alimentar, assim como na organização comunitária e na maior igualdade nas relações sociais de gênero.

Até a publicação deste artigo, cerca de 100 tecnologias já foram construídas. As barraginhas, por acumularem um maior volume de água, são utilizadas para fins produtivos. As bacias de contenção e os terraços contribuem na prevenção de erosões e assoreamento dos mananciais, contenção de água e matéria orgânica. Estas tecnologias contribuem para o armazenamento hídrico no lençol freático e no reabastecimento das nascentes pelo processo de infiltração.